24 de jun. de 2010

Estudo - Thaís Firmo e Gabriel

Estudo dos núcleos Graça Teen e Frutos da Graça.
Tema: Perdoar.

O que é perdoar? É caminhar através da dor, aprender a conviver com o imperfeito e aceitar o outro como ele é.
Para perdoar é fundamental enxergar o outro como um todo. É preciso separar o erro que foi cometido, daquilo que é maior naquela pessoa.
Mateus 6:14 - Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós.
O perdão tem que ser de coração, não adianta perdoar só da boca pra fora. Nem sempre o perdão é fácil mas é necessário cumprir a vontade de Deus. Peça ajuda ao Espírito Santo e Ele vai te ensinar a liberar perdão verdadeiro.
Perdoar não é necessariamente esquecer, afinal de contas temos memória. Mas quando perdoamos de coração, lembramos do que aconteceu sem sofrimento, sem dor.
Efésios 4:31-32 - Toda a amargura, e ira, e cólera, e gritaria, e blasfêmia e toda a malícia sejam tiradas dentre vós, antes sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo.
Colossenses 3:13 - Suportando-vos uns aos outros, e perdoando-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outro; assim como Cristo vos perdoou, assim fazei vós também.
Como vimos, o perdão é bíblico, porém, Deus nos deu livre arbítrio... então nós é que decidimos se perdoamos ou não e consequentemente colheremos os frutos de nossa escolha.
Sempre que pedirmos perdão a Deus de nossos pecados, devemos nos perguntar se temos perdoado a quem nos tem magoado! Será que somos mais perfeitos do que Deus, a ponto de negar o perdão a alguém?

Dinâmica: Cada um recebeu um saquinho com água dentro, que representava algum pecado cometido. No centro da roda foi colocado um balde onde cada um ía até ele e confessava um pecado, estourando o saquinho e jogando a água dentro do balde. No final, aquela água foi jogada fora, representando o perdão dos pecados.




Thaty Nogueira.

2 comentários:

  1. Ah, gostei a dinamica, fazer isto com meus alunos =D
    visite
    julianamgoes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Thaís e Gabriel, parabéns pelo estudo maravilhoso que compartilharam conosco! Que realmente o perdão verdadeiro faça parte do nosso dia-a-dia!
    Bjos

    ResponderExcluir

Que benção ter você aqui em nosso espaço! Deixe seu comentário e vamos compartilhar das maravilhas do Senhor!