24 de jun. de 2010

Estudo - Vanessa Motta

O estudo do Base foi dado pela Vanessa.
Ela falou sobre aliança, sacrifício e sangue. Através do sangue de Cristo, pelo seu sacrifício, firmamos uma aliança com Ele.

Aliança - A palavra mais forte que existe em qualquer linguagem para contrato ou acordo feito entre duas partes. Uma vez feito nunca pode ser quebrado ou anulado.
A aliança de Deus é um relacionamento de amor e lealdade entre Ele e seu povo.

ALGUMAS ALIANÇAS QUE DEUS FEZ:
*Com Noé (Gênesis 8:20)
Noé oferece sacrifício a Deus, e vemos o termo aliança aparecer quando Deus se compromete a não mais destruir a criação através do dilúvio.

*Com Abraão (Gênesis 22:13)
Abraão tinha uma aliança com Deus e foi concedido a Abraão um filho, Isaque. Quando Deus pediu Isaque como sacrifício, Abraão não se negou, tal era a confiança que ele tinha para com Deus e o resultado dessa aliança providenciou substituição do sacrifício.

Nos dois tópicos vimos a palavra aliança mas também vimos a palavra sacrifício.

A atitude do sacerdote de oferecer o sangue de animais era um símbolo daquilo que estava por vir: a nova aliança através de Cristo.
O sacerdote tinha que ir ano após ano e fazer os mesmos sacrifícios porque os pecados do povo nunca eram levados e tirados deles.
O pecado gera morte pois o salário do pecado é a morte. (Romanos 6:23)
Da mesma maneira que a luz é a única coisa que pode vencer as trevas, também a vida é a única coisa que pode vencer a morte.

*Sobre a antiga aliança
Quando um animal era sacrificado por causa do pecado, o sangue era espalhado sobre o altar e derramado em sua base. O sangue cobria os pecados do povo.
A mesma cena pode ser percebida na cruz, o sangue estava sobre o altar (a cruz) e era derramado na base do altar (pés da cruz).

JESUS CRISTO É O SACRIFÍCIO!
Jesus tornou-se nosso substituto no sacrifício para pagar nossos pecados. O juízo de Deus contra o pecado do homem foi executado em Seu filho. Deus não faz vista grossa em relação ao pecado do homem, Ele destrói o pecado.

Temos uma aliança com Deus e sabemos que Ele é fiel mas... será que temos sido fiéis?! Às vezes nos pegamos reivindicando coisas, respaldados nessa aliança mas esquecemos que também temos que cumprir nossa parte... pois Deus sempre é fiel pra cumprir a Sua palavra.
Nunca esqueça... uma aliança envolve mais de uma parte! Seja VOCÊ também fiel a essa aliança que foi gerada pelo sacrifício, pelo sangue de Cristo.

Thaty Nogueira.

Um comentário:

Que benção ter você aqui em nosso espaço! Deixe seu comentário e vamos compartilhar das maravilhas do Senhor!