25 de ago. de 2010

Estudo - Vanessa Motta

No dia 18/08 o estudo do base foi com a Vanessa.
Tema: Vaso e o oleiro / tipo de barro.
Jeremias 18:1-6
O texto fala sobre relacionamento com Deus e o povo de Israel.
Logo vemos nos versículos 1,2,3 e 4 que Deus está sempre interessado em falar com o homem, mas parece que nesse relacionamente o interesse maior de se comunicar é sempre de Deus.
Já reparou como às vezes o dia é tão corrido que quando percebemos não tivemos um tempo de qualidade a sós com Deus?
Voltando ao texto... Por que o vaso se quebrou? Foi falta de cuidado do oleiro? Falta de habilidade dele ao mexer no barro?
Não!!! Esse oleiro nunca falha.
Podem ter acontecido duas coisas.

1- A má qualidade do barro / A qualidade final do vaso depende da qualidade do barro que se leva na fabricação. O barro representa as nossas atitudes e procedimentos, é aquilo que oferecemos para Deus. A qualidade do vaso vai depender do tipo de barro que somos.
Atitudes que caracterizam um barro ruim: Dureza de coração, incredulidade, insensibilidade, soberba, impureza, desobediência, indisposição, covardia, rebeldia, mentira...
Por maior que seja a capacidade do oleiro, não dá pra fazer um vaso bom com esse tipo de barro.
É a mesma coisa que pegar o barro e por muita água. Nunca vai ficar na forma desejada porque não está na textura certa (com as qualidades certas).
Atitudes que caracterizam um barro bom: Coração quebrantado, fé, sensibilidade, humildade, pureza, obediência, coragem, disposição...
Coloque tudo isso nas mãos do oleiro e veja que tipo de vaso Ele fará de você.

2- Não resistir ao processo de moldagem / Para que o vaso seja moldado, é preciso ser amassado.
Isso representa as lutas e provações que passamos. Se nesse processo o barro não oferecer qualidades, o oleiro precisará alterar o seu "projeto original". Queremos ser vasos de bençãos mas não gostamos de ser amassados... (Então tornou a fazer de outro vaso...) O projeto original teve que ser alterado. As nossas atitudes podem alterar o projeto de Deus em nossas vidas. Se a benção está demorando... examine suas atitudes, pois você pode está forçando o oleiro a voltar ao início.
No versículo 6 vemos que Deus só fará de nós, aquilo que permitirmos que Ele faça. Para sermos moldados temos que permitir a ação de Deus. Isso não interfere na onipotência de Deus, isso tem a ver com o livre arbítrio que Ele deu ao homem. Escolhas certas e erradas podem impedir o sucesso de formação do vaso.

O vaso pode ficar velho por fora, mas o que está dentro dele tem que renovar a cada dia.

Dinâmica no final da aula: Cada um recebeu dois vasos onde em um escrevemos as qualidades ruins que queremos fora de nosso barro e no outro escrevemos as qualidades boas que queremos em nosso barro.


Thaty Nogueira.

Um comentário:

  1. Vaso de honra na casa do Senhor, barro com as qualidades de Cristo moldados pelo Senhor sempre!

    ResponderExcluir

Que benção ter você aqui em nosso espaço! Deixe seu comentário e vamos compartilhar das maravilhas do Senhor!