31 de mar. de 2010

Estudo - Ana Carolina e Vinny Ludgerio

Quarta-feira, dia 24 de março, quem trouxe o estudo para o núcleo Frutos da Graça e Graça Teen foi a Carol.
O tema do seu estudo foi: Amor e intimidade, é isso que Deus espera de nós.
A aula começou com uma dinâmica - Cada uma escreveu 5 sonhos. Esses sonhos seriam a bagagem de uma longa viagem, uma viagem muito especial.
"Com nossos sonhos em mãos e saindo de casa temos nossa primeira dificuldade, nem todos os nossos sonhos cabem no carro que vai nos levar, assim temos que abandonar um. Qual deles seria?
Seguindo viagem, nosso carro quebra e temos que seguir a pé, mas devido ao peso das nossas bagagens temos que deixar outra de lado, ficando somente com três. Qual sonho foi abandonado?
Em nossa caminhada nos deparamos com um cachorro que começa a correr atrás de nós para nos atacar, e para podermos escapar de uma mordida temos que deixar outro sonho, ficando com dois sonhos. Qual sonho ficou para trás?
Após um caminho tortuoso até a entrada no outro país, encontramos uma alfândega onde somos barrados e temos que seguir somente com uma mala, qual sonho deixamos? Qual o nosso maior sonho que nunca abandonamos?"

SIGNIFICADOS :

O carro cheio representa a nossa família e ou amigos que nos fazem desistir de alguns sonhos.
O peso das malas representa o tempo no qual tentamos realizar esse sonho que pelo cansaço desistimos.
O cachorro tem conotação de perseguição, assim como Jesus disse que seus discípulos seriam perseguidos.
A alfândega significa a porta dos céus, nossa última passagem antes de assumir um único sonho para nossa vida inteira.

REFLEXÃO :

Qual hora foi mais difícil para abandonar um sonho?
O que me motiva durante as dificuldades?
Qual a retribuição que Deus deu para mim?

PROVÉRBIOS 16 : 1 - 3

As vezes fazemos planos sem nem sequer pensar no que Deus tem preparado pra nós. Em tudo temos que depender de Deus , até pra sonhar. Devemos confiar Nele porque acima de tudo Ele quer o nosso bem, isso é amor.
E por falar em amor, esbarramos em vários assuntos e um deles é o amor com os irmãos. A cada dia que brigamos com nossos amigos e familiares damos brecha para que o inimigo atue sobre a igreja, um dos mandamentos mais importantes que Deus nos deixou foi amar uns aos outros. As vezes coisas bobas tiram a nossa visão de amor, o motivo de uma briga entre irmãos pode ser tão simples, mas capaz de fazer o amor desbotar, um amigo sempre ama e na hora da luta aquele que você brigou por coisas simples vai ser o seu irmão ! ( PROVÉRBIOS 17:17)
Quando você passar do lado dessa pessoa, não vire a cara, exercite o amor acima de todo o problema que foi gerado, se possível chame e converse mesmo que a culpa não tenha sido sua peça perdão e perdoe também, vamos nos espelhar em Jesus! Ele nos perdoa todos os dias, por quê não podemos fazer isso com o nosso irmão ?!
Também quero tocar no assunto da intimidade com Deus. Com tanta coisa atualmente que prende a nossa atenção como televisão, internet, vídeo game, entre outros. Acabamos "esquecendo" um pouco de Deus, aquele tempo que antes pertencia à adoração de Deus, hoje foi preenchido com novas tecnologias. Temos que parar com isso. Buscai a Deus enquanto se pode achar (ISAÍAS 55:6), Deus é nosso amigo e por isso temos que ter intimidade com Ele. Você conversa com seus amigos frequentemente e ainda acha que passa pouco tempo com eles... Deus é o maior e melhor amigo que podemos ter, afinal Ele precisa de amigos (JOÃO 15:15) e não de empregados que vem para sua casa por obrigação, Deus tem coisas novas para nos revelar nós só temos que fazer a nossa parte !
Vamos pôr em prática tudo o que Deus tem nos ensinado e impactar essa nação com o brilho de Cristo, o verdadeiro brilho de Cristo.

Ana Carolina.
_____________________________________________________________
Já no estudo do Base, a aula foi ministrada por mim, Vinny. Falei sobre o encontro das águas, baseado na música do diante do trono. Depois que todos escutaram a música, distribui um copo com água para cada um.
Em seguida lemos João 7:38 - Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva fluiram do seu interior.
Assim que aceitamos a Cristo recebemos o Espírito Santo e consequentemente se crermos nada será forçado, fluirão naturalmente rios de água viva em nosso interior!
Logo após lancei a pergunta: "O que vamos fazer com essa água?"
Às vezes nossa vida serve mais como miragem do que como um manancial... como num deserto os caminhantes enxergam oásis, com os olhos humanos que enganam, assim é a vida de quem serve na igreja e aparentemente é cheio dos rios de água viva mas na verdade não tem intimidade com Deus... quando se abrem os olhos espirituais as águas somem e não há nada além de sequidão espiritual. Pra sermos mananciais temos que estar íntimos do Espírito Santo e não apenas estar cheio de tarefas na igreja.
Outro fato para o qual devemos atentar, é que também não basta ser cheio das águas e reter tudo pra nós mesmos.
Vamos liberar essas águas!
Entendido isso, fui para um segundo tópico da aula que entitulei: "O grande acontecimento."
Quando essas águas se encontram, ou seja, as águas que fluem de mim e as águas que fluem dos meus irmãos acontece algo grandioso. Mas antes de qualquer coisa precisamos avaliar o nosso foco principal.
Lemos Mateus 18:20 - Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.
Com isso aprendemos que a unidade NO NOME DELE, traz a presença a Sua presença.
A unidade em questão não se trata apenas de estar juntos mas reunidos no mesmo propósito, no centro da vontade de Deus.
Por exemplo: todos sobem para ministrar, sendo que uns com o propósito de aparecer e outros com o desejo de serem instrumentos do Senhor... as águas diferentes não se encontrarão para fluir naturalmente... elas se chocarão e respingarão e os respingos da violência desse encontro não inundarão a igreja, apenas mancharão algumas partes.
Lembram do copo de água citado no início da lição? Pois é! No final da aula apresentei uma mensagem visual. No centro havia um copo em forma de coração, representando Deus e todos foram derramando suas águas nesse copo, até que o inevitável aconteceu... o copo transbordou!
Se estivermos unidos no mesmo propósito o inevitável vai acontecer... Os rios do Senhor transbordarão sobre as nossas vidas e fluirá através de nós!

Vinny Ludgério

2 comentários:

  1. Duas palavras abençoadas!!!
    Que realmente Deus use vcs cada dia mais como instrumentos... continuem sendo boca de Deus!

    ResponderExcluir
  2. Palavras de Deus... Comentando o 1° estudo, Carol palavra abençoada... Que possamos sempre amar a Deus ser intimos com ele.
    E o 2°, Vinny... Show de bola... Q Deus te abençoe e te use cada dia mais... Que os rios de Deus flua através de nossas vidas.

    ResponderExcluir

Que benção ter você aqui em nosso espaço! Deixe seu comentário e vamos compartilhar das maravilhas do Senhor!