2 de fev. de 2010

Significado das Cores!



Por que devemos estudar os significados das cores?
"O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento." (Oséias 4:6)
É muito importante que você utilize as cores conhecendo os seus significados. As cores constroem uma imagem visual e comunicável, por isso devemos sempre nos preocupar com o que as pessoas estão vendo, pois as cores como também a dança são visuais.
Esse versículo citado acima, não se aplica somente as cores. Você como um sacerdote de Deus, deve estudar e conhecer tudo o que for possível e necessário para que não pereças no conhecimento.
Antes de você começar a ler as cores e os seus significados, é importante lembrar que alguns significados são biblicamente comprovados, mas existem cores ou significados que a Bíblia não menciona, portanto esses serão estudos culturais brasileiros. Os significados culturais das cores variam de uma cultura para outra. Por exemplo, na cultura americana a cor verde significa riqueza e para nós brasileiros o amarelo é que significa riqueza.

Preto - Pecado, dependência, morte do eu, humilhação, luto, tristeza, aflição.
Amarelo - A unção do Espírito Santo, o oléo que quebra o jugo, riqueza (ouro).
Amarelo e Ambar - Glória de Deus, Presença de Deus.
Vermelho - O sangue de Jesus, a redenção, sacrifício, amor.
Verde - Esperança, renovo, unção, prosperidade.

Azul - Cura, as águas do rio de Deus, presença do Espírito Santo, Céu.
Rosa - Singeleza, simplicidade, alegria.
Marrom - O madeiro, a cruz, o barro.
Branco - Pureza e Santidade, Espírito Santo.
Bronze ou Cobre - Julgamento.
Dourado - Divindade de Deus.
Laranja - Louvor com intensidade.
Cinza - Arrependimento.
Roxo, Púrpura e Vinho - Realeza, Autoridade, Majestade.


É claro que buscando na Bíblia a orientação de Deus, e até mesmo na cultura, encontraremos alguns outros significados... ou seja, o importante é saber exatamente que mensagem você deseja passar e buscar as cores certas em Deus! Muito mais do que a estética as cores também devem ser usadas como parte do ato profético.


Informações Adicionais:
- Em relação aos vários tons de azuis, procure observar os efeitos da natureza. Por exemplo, o mar revolto fica em um tom de azul-esverdeado. O Céu encoberto fica em um tom de azul-acinzentado. Isso pode te ajudar a definir o tom de azul da sua roupa.
- O Roxo/ Púrpura, era uma tonalidade extraída de um molúsculo muito caro, por isso era utilizada somente pelos reis e nobres, é também por isso que essa cor significa “realeza”, “autoridade” e “majestade”.
- O Rosa pode gerar algumas discordâncias no caso de um homem usar tal cor, mas a masculinidade de um servo de Deus não está na roupa e sim na forma como ele dança. Mesmo assim, é necessário muita sabedoria ao utilizar essa cor em um homem.

*Sobre o Arco-Íris:
O Arco-Íris é a forma que a Bíblia descreve no antigo testamento de firmar a aliança de Deus com o homem. Mas o diabo deteriorou essa imagem culturalmente, pois no mundo o arco-íris é o símbolo do homossexualismo.

Post baseado no estudo de Milena de Oliveira, ministrado em uma oficina da Escola de Profetas da Dança e na transcrição da Pra. Carol Marrul da Igreja Renascer em Cristo Sede.




Thaty Nogueira.

3 comentários:

  1. Muito importante lembrar que cada detalhe da ministração tem que ir além da estética! Tudo com propósito!

    ResponderExcluir
  2. Muito legal, confesso que eu não sabia todos os significados de todas essas cores...
    Amei Lorinha...! Um Beijão!!!

    Bizinha Matas!

    ResponderExcluir
  3. que Deus abençoe vcs! continuem sendo benção!

    ResponderExcluir

Que benção ter você aqui em nosso espaço! Deixe seu comentário e vamos compartilhar das maravilhas do Senhor!